Responsabilidade do cheque

Não estou aqui trazendo nenhuma matéria mas sim uma discussão avaliando tudo que tem acontecido no mercado, no comércio e na economia em geral. 

Atualmente tudo que produzimos ou criamos, todo serviço que prestamos, nos torna responsáveis em vários níveis, pode ser eternamente, pode ser pela ação do produto ou pode ser também até o momento que entregamos o mesmo.

A montadora vende um carro e não é responsável pelo seu uso, mas sim pelo atendimento de qualidade da sua venda por um certo período de tempo. A lanchonete vende um lanche e logo perde sua responsabilidade, caso o mesmo não tenha trazido nenhum dano ao cliente.

Mas venho aqui questionar a responsabilidade da "folha de cheque" emitida ao cliente pelo banco. Antigamente era necessário falar com o banco para saber o saldo do cliente antes de receber uma folha de cheque como forma de pagamento. Atualmente não. Você pode emitir várias folhas de cheque de sua conta e sair distribuindo ela pela cidade, ficando assim a responsabilidade de pagamento e compensação destas a cargo de quem emitiu. O banco não tem nenhuma responsabilidade em cima disso.

Vamos fazer uma defesa da ideia aqui. Você precisa ter uma conta corrente com o banco para ter uma folha de cheque, correto? Quem mais tem controle sobre isso? Somente o banco. O que é uma folha de cheque? Um papel que diz, a quem está recebendo, que o banco X cedeu ao emissor da folha o crédito de fazer pagamentos usando esse papel, correto? De quem seria a responsabilidade de ter fundos essa conta, consequentemente essa folha de cheque? O banco que abriu a conta e o correntista. Mas não é o que acontece no Brasil.

Falando de forma figurada, o banco que dá o aval para o correntista usar uma folha de cheque com seu nome. A folha de cheque vem escrito que o banco X permite ao correntista Y fazer o pagamento do valor decidido na hora. Partindo do princípio que não teríamos folha de cheque se não tivesse o banco, penso eu que isso é uma responsabilidade das duas partes, banco e correntista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IED - Daniel Barile - O sistema escalonado das normas jurídicas

IED - Daniel Barile - Efeitos da Norma Jurídica

IED - Daniel Barile - Ciência Dogmática do Direito e Ciência Zetética do Direito